quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ONG Frente de Assistência à Criança Carente – FACC –


Dentro das ações não governamentais que visam o bem-estar das pessoas de comunidades menos favorecidas, a ONG Frente de Assistência à Criança Carente – FACC, localizada na Rua Carvalho Junior, 793 Pio XII – Fortaleza/Ce, vem exercendo há quase 20 anos um belo trabalho de assistências a crianças, jovens e adolescentes dos bairros São João do Tauape, Pio XII, Aerolândia e Lagamar.
Uma dessas ações é o Grupo Batufacc - atividade do movimento de percutir com a cidadania. Mas como defino o que é percussão? São Instrumentos executados por impacto com o elemento produtor de som, que pode ser uma pele, corda ou o próprio corpo do instrumento. Este é o meio mais comum de execução.
A percussão pode ser executada com baquetas (como na bateria, gongos ou vibrafones), martelos (como alguns carrilhões), as mãos (como o bongô) ou o próprio corpo do instrumento (como as claves). Um teclado pode ser utilizado para provocar o impacto dos martelos, como na celesta ou no carrilhão. Há também instrumentos cuja execução depende da agitação, com as mãos ou outro meio, de todo o instrumento, como o caxixi, ganzá, maracas e chocalhos e ainda instrumentos em que a produção do som depende do atrito ou fricção. Este atrito pode ser realizado com baquetas (como no reco-reco e no guiro), com um pano úmido (cuíca) ou com uma rede de contas, como o xequerê e o afoxé ou ferro do maracatu.
A percussão contemporânea desenvolve elementos diversos como ecologia, direitos humanos, antropologia, identidade, cidadania e principalmente abilidade do corpo.

Nenhum comentário: